Reparação do "coração" do meu azul

Reparação do "coração" do meu azul

Mensagempor Asobral_84 » 15 Set 2011, 15:09

Para quem não sabe, no regresso do Mundial 2CV e (grande) volta turistica pela Suiça e Itália, o motor do meu 2CV simplesmente passou a ter apenas compressão num dos cilindros e com extrema dificuldade em trabalhar no último dia de viagem e a 80 kms de Badajoz :roll: ... Do mal o menos, sempre foi "perto" de casa.

Finalmente, ontem tive oportunidade de começar os trabalhos para descobrir o que havia acontecido. primeiro passo, tirar guarda-lamas, bacalhaus e medir compressão nos cilindros:

Imagem

Começamos pelo cilindro esquerdo...

Imagem

Oi, más noticias...

Imagem

Passando ao direito

Imagem

Com uma saúde de ferro, pelos números que apresenta

Imagem

A primeira hipotese que coloquei foi a de que poderia ter sido uma haste de comando das válvulas que tinha partido e/ou encavalitado, mantendo uma válvula sempre na posição aberta. Tampa das válvulas fora e rodar com a manivela para ver o comportamento dos balanceiros:

Imagem

Imagem

Mas estes mexeram-se normalmente e de igual forma, logo, hipótese descartada. Entretanto decidi fazer uma primeira análise ao óleo que, curiosamente, apresentava-se com uma cor acastanhada, sem aspecto de estar queimado e com uma viscosidade bastante boa.

Imagem

Nova hipótese, segmentos partidos e/ou pasmados. Para testar estes, nada como o teste do óleo. Colocando um pouco de óleo no cilindro via burado da vela, rodando um pouco com a manivela e, de seguida, medir a compressão. Se o valor desta subir, é porque o problema pode residir nos segmentos, visto que o óleo adicionado melhorou um pouco a capacidade de isolamento do pistão.

Imagem

Imagem

Imagem

Teste da compressão feito e voilá... passamos de 3,5 para 5,5:

Imagem

Continuam, no entanto, duas hipóteses em mesa: para além dos segmentos, poderá ser uma válvula queimada. Qualquer das formas, o motor é para sair e aproveitar para fazer uma grande revisão a este e ao carburador (já a apresentar alguns vestigios de fugas).

Imagem

Imagem

Imagem

Ferramenta especial para retirar a ventoinha: chave de tubos 14/15, com sextavado à vista, e uma chave de luneta 18/19 encaixada nesta. Perfeito :D !

Imagem

No fim do serão, o motor ficou praticamente pronto para sair.

Imagem

Logo que haja mais novidades, cá avisarei :) .
Restauro do guarda-chuva-azul (em actualização):

http://guarda-chuva-azul.blogspot.com
Asobral_84
Bicavalista
Bicavalista

Registado: 12 Mai 2009, 01:00

Re: Reparação do "coração" do meu azul

Mensagempor ANelas » 16 Set 2011, 00:23

Cá ficaremos a aguardar, esperando que as notícias não venham a ser muito penosas para a carteira!

Citro-Desmontagens
ANelas
Administrador
Administrador

Registado: 27 Jun 2009, 01:00

Mensagempor ribeiropa » 16 Set 2011, 23:29

Força nessa 2ª recuperação ;)
Paulo Ribeiro (sócio 2803)
ribeiropa
Bicavalista
Bicavalista

Registado: 27 Set 2009, 01:00

Mensagempor João Ferreira » 17 Set 2011, 14:19

Olá André,

Excelente partilha! Melhor do que em qualquer manual! Parabéns e força nessa recuperação!

Grande abraço. João Ferreira
JoãoFerreira
João Ferreira
Bicavalista
Bicavalista

Registado: 09 Fev 2009, 01:00

Mensagempor Asobral_84 » 19 Set 2011, 23:35

ANelas Escreveu:Cá ficaremos a aguardar, esperando que as notícias não venham a ser muito penosas para a carteira!

Citro-Desmontagens

Olá Nelas! Infelizmente não vai ser assim mas há de se arranjar um compromisso custo / eficiência :)

ribeiropa Escreveu:Força nessa 2ª recuperação ;)

Obrigado Paulo :) !

João Ferreira Escreveu:Olá André,

Excelente partilha! Melhor do que em qualquer manual! Parabéns e força nessa recuperação!

Grande abraço. João Ferreira

Olá João!

Obrigado pela força :D . A partilha fica como referência para o futuro se alguém um dia quiser se aventurar nestas lides e não se sentir seguro.

Abraços!

Asobral_84
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor Asobral_84 » 19 Set 2011, 23:37

E eis que finalmente chegou o Sábado e eu, livre de preocupações extraordinárias da vida que não permitiram pegar "a fundo" no azul antes. O dia ficou divido em duas grandes partes: de manha, retirar as últimas fixações e extrair o motor do seu habitat natural e a outra, com o motor na bancada, desmanchar os cilindros e finalmente perceber o que é que correu mal naquela fatidica tarde de 6 de Agosto  :D.

Primeiros passos, levantar o carro à frente e retirar panela central que já vinha a acusar o peso dos anos de serviço...

Imagem

Tão podre que ela estava, para além de um dos apoios partidos.

Imagem

Imagem

Imagem

De seguida, desapertar os apoios do motor e levantar este para colocar uma tábua sob a caixa de velocidades e manter esta apoiada antes de retirar o motor do sítio:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Retirados os parafusos que fixam a caixa ao motor e eis este pronto a sair:

Imagem

Imagem

E hop, salta pra fora!

Imagem

Acho que agora está um pouquinho mais leve :D

Imagem

Passando para a segunda parte, com motor na bancada, começa o "strip-tease" das carenagens:

Imagem

Tira, tira, tira  :D

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Já "despido":

Imagem

Imagem

Desligar cuidadosamente os tubos de lubrificação das cabeças (que, por sinal, precisam de ser substituidos, estão com um ar medonho :(...)

Imagem

A quantidade de porcaria que estava aqui acumulada...

Imagem

Retirada a tampa das válvulas do cilindro doente, e antes de retirar o cilindro, confirmar a folga das válvulas que, tirando uma válvula que tinha menos, estava ok.

Imagem

Desapertadas as porcas da cabeça, o cilindro e a cabeça saem juntos (!) e metem a nú a desgraça em baixo ilustrada  :'(...

Imagem

Fiquei para morrer, o que é que foi isto?...

Imagem

Pistão todo riscado em 3 zonas, segmentos de fogo e compressão (os 2 primeiros) metidos para dentro e encravados! Não os consegui tirar de lá dentro...
Após algumas pancadas alternadas nos lados com o martelo de plástico, a cabeça lá se separou do cilindro. E surpresa das surpresas, bloco AM2 de 1984 e sempre a utilizar SC95 tinha as válvulas e câmara de combustão com este aspecto:

Imagem

Afinal a gasolina não teve a culpa  ???
Mais uma panorâmica da "desgraça" do dia:

Imagem

Entretanto, e porque o motor vai levar um jogo de juntas novo, segue-se o outro cilindro:

Imagem

Respectiva cabecinha e aspecto da câmara. Na foto não dá para perceber mas possso vos dizer que as válvulas não estão picadas e estão com um aspecto porreiro  :o!

Imagem

Pistão com aspecto impecável:

Imagem

Remoção dos pistões com uma ferramenta home-made muito simples e que evita marteladas no cavilhão, estas sim, muito prejudiciais pois causam muitas folgas entre este e o pistão:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Outra descoberta estranha e algo macabra, ambos os pistões apresentavam uma marca no topo, tipicas de utilização indevida de velas de rosca comprida. Mas a verdade é que as que tenho montadas são de rosca curta  ???. Ainda estou para perceber esta...

Imagem

Agora retirar o pistão riscado:

Imagem

Imagem

Imagem

Reparem que ambos os pistões, à excepção da marca das velas, estão com a superfície impecável, sem qualquer picadela.
E como a embraiagem já dava sinais de ter as molas pasmadas (pouco progressiva e muita vibração ao fazer o ponto de embraiagem), saiu também para ser substituida:

Imagem

Imagem

Disco ainda tinha bastante ferodo

Imagem

Molas claramente pasmadas:

Imagem

E assim foi passado o Sábado. Agora estou com um problema, os meus cilindros estão bastante bons e com uma passagem com a roca ficam prontos para outra. O que me faz querer apenas mudar pistões. No Cassis, pelo que vi, só vendem o kit camisas + pistões. Vou ter de procurar um par de pistões.

Asobral_84
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor argelino » 20 Set 2011, 09:43

Força nisso!
a minha mulinha já tem motor "novo"

Parece falta de lubrificação nesse cilindro, como está a tubagem e a bomba?
Eu uso um anti-fricção e resulta, quando abri o motor deparei-me com a biela esquerda presa,mas não gripada e assim fez 3500 kms pelo menos até casa.

Abç
argelino
Bicavalista
Bicavalista

Registado: 08 Fev 2009, 01:00

Mensagempor Asobral_84 » 05 Out 2011, 01:18

argelino Escreveu:Força nisso!
a minha mulinha já tem motor "novo"

Parece falta de lubrificação nesse cilindro, como está a tubagem e a bomba?
Eu uso um anti-fricção e resulta, quando abri o motor deparei-me com a biela esquerda presa,mas não gripada e assim fez 3500 kms pelo menos até casa.

Abç

Olá argelino,

As tubagens de lubrificação das cabeças estão más, precisam de ser substituidas... Quanto à bomba de óleo ainda vou verificar o estado dela.

Abraço

Asobral_84
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor Bicavalista GT » 15 Nov 2011, 20:40

Boas André,

Se vais verificar a bomba de óleo desmonta o motor e verifica o resto...
O chupador de óleo pode estar a precisar de ser verificado também.
Verifica se a cambota não tem folgas e mete o kit completo de pistons da Perfect circle, pois ficarás mais descansado :)

Assim reves todo o motor e ficas com eventuais problemas resolvidos.
Aconselho-te a trocar também o reniflar ;)
Saudações Bicavalistas
Vítor Palheira
Bicavalista GT

http://2cavalista-gt.blogspot.com/
Bicavalista GT
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor Asobral_84 » 18 Nov 2011, 13:17

Bicavalista GT Escreveu:Boas André,

Se vais verificar a bomba de óleo desmonta o motor e verifica o resto...
O chupador de óleo pode estar a precisar de ser verificado também.
Verifica se a cambota não tem folgas e mete o kit completo de pistons da Perfect circle, pois ficarás mais descansado :)

Assim reves todo o motor e ficas com eventuais problemas resolvidos.
Aconselho-te a trocar também o reniflar ;)

Olá Palheira!

Obrigado pelas dicas :) ! Como já te tinha dito, vou aproveitar para substituir o reinflar, verificar a bomba de óleo, as folgas na cambota (pelo trabalhar que o motor tinha, presumo que esta esteja sem folgas) e limpar o chupador, não vá este estar muito sujo e/ou parcialmente entupido.

Objectivo: motor para mais 20 anos 8-)

Abraço!

Asobral_84
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor Asobral_84 » 26 Nov 2011, 04:50

E porque esta tópico não morreu, nem tão pouco me esqueci de o actualizar, eis mais uns progressos na recuperação do coração do 2CV. Mais de um mês depois da última acção, e porque a vida tem coisas mais prioritárias que nos roubam o vagar para as coisas que dão prazer, de volta aos trabalhos.
Assim sendo, na passada 5ª feira foi dia de abrir o bloco.

Primeiro passo, retirar o volante do motor:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

De seguida, retirar o óleo do motor. Hoje, em conversa com um engenheiro automóvel amigo do meu pai já experiente, depois de ver o cilindro e o pistão afectados disse que tal tinha acontecido por aquecimento causado por insuficiência de lubrificação. Conclusão do dia: Elf Prestigrade jamais plus, pois foi o óleo que o carro tinha levado dias antes da viagem!

Imagem

Mais uma vista de trás, já sem o volante. Retentor da cambota em bom estado, tudo sequinho mas vai levar novo, visto que o bloco foi aberto:

Imagem

Tubagem de óleo separada do motor:

Imagem

Remoção do radiador de óleo que, como já esperava, foi partir junto às ligações roscadas :roll: . Sem stress, este também estava na calha para ser substituido:

Imagem

Imagem

Imagem

Caixa dos platinados fora:

Imagem

Bloco do motor já sem ela:

Imagem

Pormenor do rotor de comando dos platinados:

Imagem

Imagem

Imagem

Contrapesos de regulação do avanço, também sairam:

Imagem

Uma notícia menos boa, a bomba de gasolina estava desapertada num dos parafusos...

Imagem

Imagem

Pormenor da junta que está partida (e que naturalmente vai ser substituida) e, mais importante, a zona de comando da bomba com bastante massa consistente, por forma a evitar o desgaste permaturo desta e/ou da haste que a comanda.

Imagem

Reinflard fora, algo sujo de óleo. Por uma questão de percaução, e em especial nos motores boxer, vai também levar um novo:

Imagem

Imagem

Bomba de óleo desmontada e, por sinal, com muito bom aspecto:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Canais de aspiração e saída de óleo da bomba

Imagem

Desapertar boca de aspiração:

Imagem

Remoção dos parafusos de fixação do bloco...

Imagem

Imagem

...e de repente PUFF! Lâmpada do projector que se funde. Felizmente havia supelente para continuar a obra com boa iluminação :) .

Imagem

Parafusos inferiores fora:

Imagem

Parafusos centrais fora:

Imagem

Entretanto lembrei-me que seria conveniente tirar o manocontacto...

Imagem

Umas pancadinhas com o maço de borracha e voilá!

Imagem

Imagem

Imagem

Pormenor dos apoios da cambota, a apresentar pouco desgaste e um aspecto saudável:

Imagem

Imagem

Imagem

Touche:

Imagem

Chupador de óleo, que nem estava muito sujo, levou uma lavadela em gasolina para ficar logo com melhor aspecto:

Imagem

Imagem

Eis a razão do porquê o 2CV dar tanto prazer, tem parafuso com TUSA :lol!:

Imagem

Parafusos de união do bloco lavadinhos e juntos para não se perderem:

Imagem

Primeira lavadela do cárter com gasolina para ficar com melhor aspecto:

Imagem

A secar:

Imagem

Segue-se a outra metade com igual tratamento:

Imagem

E assim ficaram concluídos os trabalhos na 5ª feira. Dia seguinte, continuação do dia anterior. Objectivo: Desmanchar cabeças, lavagens de peças e preparar cilindros e cabeças. Fica desde já o meu muito obrigado ao meu amigo bicavalista Lucas Vieira pelo apoio, esclarecimentos e ajuda proporcionados.
Começando por remover a cambota e desmanchando a primeira cabeça (retirar válvulas, molas, meias-luas, martelos):

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Pormenor do apoio da cambota. Apesar dos riscos, diz a voz experiente que não está má.

Imagem

Imagem

Mais uma limpeza do bloco, agora totalmente despido:

Imagem

Desmanchar a outra cabeça:

Imagem

Imagem

As cabecinhas prontas a irem para a limpeza:

Imagem

Peças da cabeças e não só, prontas a serem imersas em gasolina para ficarem bem lavadinhas:

Imagem

Jacto de água para lavar o bloco e as cabeças:

Imagem

Aspecto do bloco depois de lavado:

Imagem

Imagem

As cabeças:

Imagem

Imagem

Os cilindros "novos", prontos a levarem com a roca:

Imagem

E aqui a cuja dita:

Imagem

Depois de algum petróleo e algumas passagens:

Imagem

As válvulas que, antes de serem rodadas, foram todas bem limpinhas com uma escovinha de aço rotativa montada no Dremel:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ferramenta a meu ver indispensável para rodar válvulas. Isto é um ESPECTÁCULO, monta-se no berbequim e em pouco mais de 20 minutos eis as 4 válvulas todas rodadinhas:

Imagem

Imagem

Válvulas no lugar:

Imagem

Sede de válvula não rodada vs. sede de válvula rodada:

Imagem

Resultado final dos cilindros polidos:

Imagem

E eis que o motor do Azul começa a entrar na fase da montagem. Espero na próxima semana receber as peças entretanto encomendadas. Novos desenvolvimentos irão decorrer esta semana, se tudo correr bem :D .

Asobral_84
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor ANelas » 26 Nov 2011, 23:45

Isso é que foi avançar nos trabalhos... Ficamos a aguardar a fase de montagem!

Citro-Clínica
ANelas
Administrador
Administrador

Registado: 27 Jun 2009, 01:00

Mensagempor Asobral_84 » 30 Nov 2011, 16:03

Obrigado pelas palavras António :) ! Espero durante o mes de Dezembro voltar a ter o azul na estrada.

Citro-tratamento.

Asobral_84
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor Asobral_84 » 10 Dez 2011, 13:01

E eis que o Pai Natal chegou mais cedo para o 2CV   :) . Mais concretamente na 4a feira, com os muito desejados "pormaiores" desta reparação de motor. Seguem as fotinhas:

Reinflard:

Imagem

Radiador de óleo:

Imagem

Kit completo de juntas para carburador, com gicleurs incluídos(!):

Imagem

De referir que todo o material apresenta-se com um aspecto bastante sólido.
Para completar, hoje foi dia de ir buscar os "pormenores": juntas de radiador, do reinflard, da bomba combustível, cabo de embraiagem, filtro de óleo grande de VW e adaptador (garantir que o óleo e o motor andam BEM fresquinhos) e apoios de motor, visto que os actuais estão com uma eficiência e aspectos dúvidosos.

Asobral_84
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor Asobral_84 » 26 Dez 2011, 12:09

Mais uns avanços nesta empreitada. O bloco do motor ficou fechado, apertos de fábrica em tudo o que tinha indicação para tal (parafusos dos meios carters, da tampa da bomba de óleo, do reinflard, do chupador de óleo).
Para concluir, uma limpeza profunda do carburador para começar a levar com tudo o que é juntas e peças de desgaste novas :) .

As fotinhas:

Enchimento da camara de combustão com gasolina para garantir que as válvulas estavam bem rodadas:

Imagem

Pinga de um lado...

Imagem

...e do outro :roll: . As cabeças e válvulas foram para o torneiro para rectificar as faces de assentamento das válvulas e das sedes, para depois levarem uma ligeira rodagem.
Imagem

Metades do bloco e touches lubrificadas:

Imagem

Imagem

Imagem

Já com a cambota e a árvore de cames montadas. Ao engatar a cambota com a árvore de cames, é preciso fazer com que o pequeno risco existente na roda dentada da cambota vá encaixar entre os dois risquinhos existentes na árvore de cames. Isto é a única garantia que o motor fica comandado:

Imagem

Imagem

Corpo da bomba de óleo (com junta entre bloco e corpo nova) e chupador de óleo colocados. O chupador de óleo tem de ser colocado com o bloco aberto e apertado depois:

Imagem

A outra metade já com silicone de junta e pronto a casar com a outra metade:
Imagem

Casados e felizes para sempre :D :

Imagem

Bomba de óleo e chupador de óleo apertados e com juntas novas na bomba de óleo (o-ring da tampa)
Imagem

Kit de juntas do motor à mão:
Imagem

Válvula limitadora de pressão de óleo, con anilha de cobre nova:
Imagem

Retentor da cambota do lado da caixa novo:

Imagem

Já no sitio, basta apontar e com um martelo de plástico martelar à volta:
Imagem

Retentor da cambota do lado da ventoínha e colocado com procedimento semelhante ao anterior:
Imagem

Vareta de óleo com primário e pintada de preto baço (igual ao reinflard):
Imagem

Imagem

Retentor da cambota do lado da ventoinha já montado:
Imagem

Pormenor do calço da bomba de combustível, nova e ainda da Citroën (!):
Imagem

Bomba de combustível e reinflard (com junta nova) montados:
Imagem

Imagem

Contrapesos da regulação do avanço montados:
Imagem

Uma limpeza aos platinados e respectiva caixa:
Imagem

Colocados no sítio:
Imagem

As carenagens do motor, que foram para a lacagem, juntamente com os apoios do motor e tampas das válvulas que foram a zincar de amarelo:
Imagem

A quantidade de porcaria que as carenagens tinham no interior... 27 anos de trabalho acumulado :roll: :
Imagem

Vista geral do motor, já com o radiador de óleo montado:
Imagem

Os pistões "novos" a montar. Estes são de taxa de compressão 9, o que significa mais 3 cavalinhos em teoria :):
Imagem

Imagem

Pistões já montados nas bielas. Pormenores importantes, lubrificar a cavilha do pistão antes de o montar e, no topo do pistão existe uma seta com a indicação AV (Avant); esta seta tem de estar a apontar para a frente do motor, ou seja, para o lado da ventoinha:
Imagem

Imagem

Imagem

Segmentos Perfect Circle:
Imagem

Pistão esquerdo já com os segmentos montados, por sinal foram muito fáceis de montar:
Imagem

2º segmento com ranhura virada para um dos lados...:
Imagem

...e o 1º segmento com a ranhura virada para o lado oposto:
Imagem

Manga compressora caseira a apertar os segmentos para colocar a camisa. Esta tem de estar lubrificada por dentro antes de receber o pistão:
Imagem

Imagem

Para o cilindro direito, o processo de montar segmentos e cilindro foi análogo. Uma vista do motor já com camisas. Falta pouco :) ...:
Imagem

Carburador pronto a ser aberto e limpo. Estava imundo por fora...:
Imagem

Com umas pinceladas de gasolina, várias pinceladas de produto para limpar aluminios em cima, mais umas pinceladas de gasolina, uma sopradela de compressor e uma passagem de WD40, o resultado é o retratado. As fotos não estão muito boas mas posso garantir que o carburador volta a ter a côr de quando era novo!:
Imagem

Asobral_84
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor Vitor Manuel Nora Rolo » 27 Dez 2011, 12:27

Bom Dia
Qual é o produto que faz referência para limpar o alunínio, dado que tenho um carburador que precisava limpar. Aguardo resposta Obrigado.
Vitor Manuel Nora Rolo
Bicavalista
Bicavalista

Registado: 19 Fev 2010, 13:00

Mensagempor domingos » 27 Dez 2011, 22:40

Vitor Manuel Nora Rolo Escreveu:Bom Dia
Qual é o produto que faz referência para limpar o alunínio, dado que tenho um carburador que precisava limpar. Aguardo resposta Obrigado.

Vinagre também dá, já tenho experimentado e limpa a superficie (Talvez seja mais ..dar um novo visual ou um visual de novo)

Mas também gostaria de saber nome desse produto.

Aproveito para desejar um bom ano de 2012.
domingos
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor Asobral_84 » 02 Jan 2012, 12:50

Olá Vitor, bom dia

O produto não sei a marca ou referência, visto ter me sido fonecido numa garrafa de plástico sem qualquer indicação. Mas, posteriormente, vim a saber que se tratava de limpa metais vendido no Leroy Merlin.

domingos Escreveu:

Vinagre também dá, já tenho experimentado e limpa a superficie (Talvez seja mais ..dar um novo visual ou um visual de novo)

Mas também gostaria de saber nome desse produto.

Aproveito para desejar um bom ano de 2012.

Obrigado pela dica Domingos, não sabia que o vinagre também era eficaz neste campo!

Desejo a todos também um feliz 2012 (ou que pelo menos não seja tão mau como se prevê...)

Asobral_84
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor Asobral_84 » 02 Jan 2012, 12:51

Ano novo, motor como novo mas...ainda não trabalhou   :x ! Um pequeno imprevisto na 6ª feira, associado ao facto de ontem ter descoberto que o adaptador para o filtro de óleo tem uma rosca ligeiramente maior que a do próprio filtro (e dai este não entrar) ditaram o destino. Mas como a pressa é inimiga dos bons resultados, esperar mais uns dias pelo resultado final não é grave.

A semana começou pela substituição de algumas peças do carburador e fecho deste. Começando pela bomba de reprise:

Imagem

Sai velha, entra nova:
Imagem

Imagem

Gicleur de ralenti novo (os outros que vinham no kit não servem neste carburador   :evil: ...):
Imagem

Imagem

Verificação da altura da boia da cuba. Neste caso, ficou com 19 mm, do centro da boia à face da junta:
Imagem

O assistente de comando do "starter" foi anulado por meio de uma placa de placa de plástico feita por mim, visto a membrana do comando em questão estar em mau estado. O carburador, já montado:
Imagem

Imagem

Nada como um esquema para saber a sequência de montagem da cabeça. Nota para o facto de este desenho referir-se a uma versão mais antiga do motor 602, que utiliza 2 molas por váalvula. No caso das versões mais recentes (A06/635), apenas tem uma:
Imagem

Cabeça e respectivas peças:
Imagem

Imagem

Vedante novo prestes a ser montado. De referir que o diâmetro interior dos vedantes difere ligeiramente entre os vedantes para as válvulas de admissão e as de escape. Importante confirmar esta medida por meio de um paquímetro antes da montagem:
Imagem

Retirar a mola em redor:
Imagem

Inserir os vedantes e, de seguida, as molas circulares. Para inserir os vedantes, recomendo tirar a válvula, apontar à mão o vedante e bater ligeiramente com um martelo de plástico, para não danificar o vedante.
Imagem

Colocar as bases de mola:
Imagem

As molas:
Imagem

Colocar os pratos das molas e, com recurso à mesma ferramenta utilizada para desmontar as válvulas, comprime-se a mola e coloca-se as meias-luas bem encaixadas (mais concretamente, nas ranhuras existentes no topo das válvulas). Depois é tirar tensão à mola progressivamente, certificando que as meias-luas ficas encaixadas na válvula e no furo interior do prato:
Imagem

Cabeças já com as válvulas montadas:
Imagem

Verificação da colocação dos balanceiros. Estes só são colocados depois da cabeça ser colocada no bloco:
Imagem

Silicone de junta na face de encosto dos vedantes das varetas. Obrigado pela dica, Palheira :)!
Imagem

Já colocados e com as coberturas de metal sobre os vedantes. Note-se o pormenor de os vedantes ficarem com as saliências viradas para cima:
Imagem

Colocadas as anilhas noos tubos das varetas e as molas...
Imagem

...e cabeça no sítio. Muito importante, limpar bem o topo da camisa e a respectiva zona de encosto na cabeça para garantir uma boa estanquicidade:
Imagem

Varetas colocadas no sítio. Outro pormenor, a ponta mais achatada da vareta é a que fica aponta para o bloco e em contacto com a touche:
Imagem

Montagem dos balanceiros:
Imagem

Valores dos apertos a aplicar no motor:
Imagem

Já com as cabecinhas no sítio mas sem aperto final. Este só deve ser dado após montagem da aranha de admissão/escape:
Imagem

Tubo de lubrificação das cabeças. Por experiência pessoal, recomendo perder o amor a 30 euros extra e comprar o kit de tubos flexiveis. É garantia de maior durabilidade e menos dores de cabeças na montagem (nomeadamente a moldar o percurso do tubo). Pormenor muito importante: apertar os parafusos que fazem a ligação com os tubos sem muito esforço e sempre a frio, sob pena de moer a rosca das cabeças e/ou do bloco.
Imagem

Extremidade do bloco colocada. Mais um pormenor, o parafuso utilizado aqui é diferente dos utilizados nas cabeças, visto ter um furinho na lateral mais largo que o existente nos anteriormente referidos. As anilhas de cobre devem ser novas para garantir uma bom vedar:
Imagem

Tubo já montado:
Imagem

Aranha de admissão/escape pintada a tinta de alta temperatura:
Imagem

Parafusos do volante do motor, que devem ser novos e levar cola de rosca...
Imagem

Imagem

...mas que depois partem-se no aperto  >:(! Já não bastava serem caros... Valeu a existência dos antigos para substituir este:
Imagem

Volante do motor já no sítio:
Imagem

Embraiagem nova. Obrigado pai  :D:
Imagem

Antes de dar o aperto final, importante arranjar um veio primário de uma caixa de velocidades ou um pau de dimensão semelhante para enfiar pelo centro do disco de embraiagem e entrar também no orificio da cambota, garantindo a perfeita centragem destes dois elementos:
Imagem

Depois de apertada a embraiagem, a aranha é preparada para levar o carburador. Limpeza da base onde vai assentar:
Imagem

O kit de juntas do motor traz duas juntas, uma para colocar entre a aranha e o calço e outra entre o calço e o carburador. Já no sítio, com a peça que faz a retenção do cabo de acelerador:
Imagem

Passando às carenagens, já lacadas. Verificar o alinhamento da da ventoinha:
Imagem

Apoios de motor novos:
Imagem

Para colocar as carenagens, seguir a sequência: coberturas inferiores da cabeça, coberturas superiores e carenagem da ventoinha. As saidas de ar laterais desta devem ficar envolvidas pelas coberturas das cabeças:
Imagem

Vista de frente, já com os apoios de motor em posição de serem montados:
Imagem

Passando à montagem da aranha, diferença entre junta de escape (esquerda) e de admissão (direita):
Imagem

Depois de alinhada e apertada, o resultado. Agora, as cabeças devem levar o aperto final recomendado pelo fabricante e segundo a seguinte sequência: porca da frente (mais próxima da ventoinha), porca de trás (mais próxima do volante do motor) e porca inferior (mais próxima das varetas de comando das válvulas).
Imagem

Verificação da folga das válvulas, todas com 0,2 mm:
Imagem

Entretanto, descobri que o tubo de gasolina entre bomba e filtro estava neste estado:
Imagem

Já com o novo montado e ligado ao carburador
Imagem

Não percam os próximos e últimos episódios :)

Asobral_84
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor João Ferreira » 03 Jan 2012, 07:14

Olá André,

O teu Guarda-Chuva Azul está a ficar com muito bom aspecto! Parabéns pelo excelente trabalho e pela magnífica foto-reportagem que estás a realizar! Obrigado!
Mesmo para quem não percebe nada de mecânica, dá para ir vendo alguma luz ao fundo do túnel! :lol:

Grande abraço e um Bom Ano para ti!
João
JoãoFerreira
João Ferreira
Bicavalista
Bicavalista

Registado: 09 Fev 2009, 01:00

Mensagempor Asobral_84 » 05 Jan 2012, 02:03

João Ferreira Escreveu:
Olá André,

O teu Guarda-Chuva Azul está a ficar com muito bom aspecto! Parabéns pelo excelente trabalho e pela magnífica foto-reportagem que estás a realizar! Obrigado!
Mesmo para quem não percebe nada de mecânica, dá para ir vendo alguma luz ao fundo do túnel! :lol:

Grande abraço e um Bom Ano para ti!
João

Olá João, tudo bem?

Muito obrigado pelas palavras e pelos votos! Desejo te igualmente a ti e aos teus um bom 2012 ou pelo menos, não tão negativo como o pintam!

Este tópico, mais do que retratar par e passo desta reparação, é uma espécie de tutorial e incentivador a todos os bicavalistas menos familiarizados com a mecânica a darem os primeiros passo na manutenção dos seus carrinhos ou, para quem queira se aventurar numa reparação de motor, a ter um guia para terem uma ideia do que vão encontrar.

OFF-TOPIC: Espero que a vida pelo Oriente esteja a correr pelo melhor :)

Forte abraço!

Asobral_84
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor Asobral_84 » 05 Jan 2012, 02:04

Ontem houve o momento "Ponto de Encontro", onde caixa de velocidades e motor voltam-se a encontrar após quase 3 meses sem saberem uma da outra. Hoje foi montagem de alguns pormenores no motor e de uns espaçadores sob os apoios para que o filtro de óleo (que é maior para dissipar mais calor) não bata no chassis:

Imagem

Espaçadores no sítio e espaço entre filtro e chassis:
Imagem

Imagem

Imagem

Hoje ficou assim:
Imagem

Se tudo correr bem, o Guarda-Chuva Azul amanhã voltará a pisar o asfalto :D

Asobral_84
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor Asobral_84 » 09 Jan 2012, 12:02

E eis que só ontem à noite finalmente o guarda-chuva saiu à rua e portou-se com distinção na volta inaugural :D! Desde 5ª feira até ontem que várias outros factores impediram o funcionamento. Um condensador defeituoso e, consequentemente, os platinados com calo, carburador entupido, bomba central de travões bloqueada e desferrada, foram os pratos do final da semana e fim-de-semana. Claro está, todos estes defeitos detectados ao longo dos dias...

Algumas fotos ilustrativas (não tirei mais por esquecimento, tinha o pensamento focado na resolução das avarias...):

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E como não podia deixar de ser, o momento em que voltou a trabalhar ;):

http://www.youtube.com/v/5GDCya45-xA

Que saudades que tinha de andar com este menino :D !

Reflexões finais: em primeiro lugar, o meu muito obrigado ao meu irmão por me ter ajudado a colocar o motor no devido lugar e, principalmente, ao meu pai, pela imensa ajuda e ensinamento que me transmitiu na resolução dos problemas e nas dicas práticas, aquelas que não vêm nos livros e que só se transmitem por quem já vive isto há muito tempo. Segundo, muito cuidado na limpeza e renovação do carburador, visto que o que aparentemente parecia limpo, na verdade tinha um tubo de alimentação interno entupido. Um banho de diluente e ar comprimido ajudam a resolver esta questão. Terceiro, acima de tudo, foi uma grande e bela experiência de aprendizagem com um bom enriquecimento técnico e até pessoal.

Asobral_84
Bicavalista
Bicavalista

Voltar para Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes