Suspensão pancadas estranhas

Suspensão pancadas estranhas

Mensagempor Octavio69 » 13 Mai 2011, 02:50

Amigos gostava de uma ajudinha vossa, o meu dyane quando vai em andamento, mesmo que for por estradas boas (razoáveis) vai sempre a ouvir-se umas batidas que julgo ser das panelas onde entra os esticadores o lá como se chama.
Eu até que domino a mecânica e chaparia do dyane mais o menos mas este tipo de suspensão não sei mesmo como trabalha.
O que tem dentro das ditas panelas?
Como se desarma e que peças podem estar danificadas?
Agradeço a quem poder dar uma ajudinha.

Obrigado

Octavio Freitas
Octavio69
Bicavalista
Bicavalista

Registado: 11 Mar 2011, 14:33

Re: Suspensão pancadas estranhas

Mensagempor ANelas » 13 Mai 2011, 04:02

As "panelas" como refere apenas servem de protectores às duas molas da suspensão, conforme pode observar pela foto retirada do sítio "ukcar.com", ao qual prestamos a devida vénia.

Imagem

Aconselho a verificação da existência de alguma mossa, provocada por qualquer pancada exterior mais forte, além do estado dos olhais dos esticadores na sua ligação aos braços e da integridade dos rolamentos dos próprios braços. É também nesses esticadores que se afinam as alturas do carro.

Poderá ainda encontrar explicações mais detalhadas, com animações, aqui na página do Mestre Águas, a quem aproveito para enviar um abraço!

Imagem

Citro-Suspensão
ANelas
Administrador
Administrador

Registado: 27 Jun 2009, 01:00

Mensagempor Octavio69 » 13 Mai 2011, 14:48

Amigo ANelas, um grande Obrigado, nem sabe a grande ajuda que já me deu pois eu antes de partir para desmontar gosto de saber o que vou fazer para não correr o risco de estragar em vez de reparar.
Não querendo ser maçador será que pode confirmar se as molas estão por dentro da panela e como entram para lá?
No desenho do esquema mostra um cilindro na vertical o que é e onde está na minha Dyane não o encontro!

Mais uma vez muito obrigado pela atenção.

É este espírito de ajuda que eu tanto valorizo da minha parte se poder ajudar um dia podem contar comigo 100%

Octávio Freitas
Octavio69
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor ANelas » 13 Mai 2011, 17:44

Caro Octavio69

A sua Dyane já não usa Batteurs, o nome técnico para o "cilindro", pois já monta quatro amortecedores.

Os batteurs, ou batentes de inércia, em conjunto com os amortecedores de fricção, que eram montados nos topos de cada eixo, faziam com que as rodas se mantivessem em contacto com o piso, mesmo nas estradas ou estradões mais esburacados.

Imagem

Estes "batentes de inércia" (A 435-01) eram apertados nos cubos das rodas, como pode confirmar na foto e deixaram de ser montados com a introdução dos amortecedores a óleo, como é o caso da sua Dyane.

Imagem

As molas (A 431-1) estão no interior do carter ou pote (AZ434-99), sendo este depois fechado a soldadura.

Imagem

Citro-Suspensão
ANelas
Administrador
Administrador

Registado: 27 Jun 2009, 01:00

Mensagempor Octavio69 » 13 Mai 2011, 19:35

Mais uma vez um grande Obrigado. Já dei uma vista de olhos com atenção na pagina do Águas e que também aproveito para dar os parabéns está o máximo!
Agora vou ver se desmonto o cárter para ver se há algo partido por lá pois para alem da batida que se sente nos pés na zona do tal cárter não noto mais nada recupera bem nas curvas e até amortece bem julgo! Vou tentar tirar umas fotos antes de desmontar para postar aqui.

Obrigado

Octávio Freitas
Octavio69
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor Octavio69 » 13 Mai 2011, 23:58

Vou deixar aqui umas fotos para ver se ajuda com dicas pois julgo que falta algo na frente e a traz muita folga!
Imagem da parte de Traz lado drt.
Imagem
parete da frente lado drt. nesta imagem julgo faltar um batente!
Imagem
mesmo lado drt. frente
Imagem

Obrigado
Octavio69
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor Octavio69 » 07 Set 2011, 13:35

Boas, passado algum tempo ainda ando as voltas com a suspensão da minha dyane. Comprei o livro de, clássicos Populares Sitroen Dyane, mas é pouca a informação o não sei tirar partido dela! Gostava de Regular as Alturas da Minha Dyane pois do lado Dirt. Está mais baixo que o outro. Qual as Alturas frente e traz correctas e como e onde se mede as mesmas?
Se alguém poder ajudar agradeço.

Um grade Obrigado
Octavio69
Bicavalista
Bicavalista

Voltar para Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante