fuga de gasolina

fuga de gasolina

Mensagempor dyaneforever » 11 Set 2010, 17:50

-Boas a todos,céstou eu com mais um problema queé o seguinte:tenho um motor suplente para a minha dyane,acho que está em bom estado,apenas o queria por a trabalhar ,já que não trabalha para aí a um ano e ao meter gasolina no carburador esta sai por baixo do colector de admissão quando se abre a borboleta.Não é pelo carburador nem pela junta que aperta no colector,é mesmo pelo colector,será que esta estalado,consegue-se soldar?

cumprimentos
dyaneforever
Bicavalista
Bicavalista

Registado: 11 Ago 2010, 09:00

Re: fuga de gasolina

Mensagempor domingos » 11 Set 2010, 19:23

dyaneforever Escreveu:-Boas a todos,céstou eu com mais um problema queé o seguinte:tenho um motor suplente para a minha dyane,acho que está em bom estado,apenas o queria por a trabalhar ,já que não trabalha para aí a um ano e ao meter gasolina no carburador esta sai por baixo do colector de admissão quando se abre a borboleta.Não é pelo carburador nem pela junta que aperta no colector,é mesmo pelo colector,será que esta estalado,consegue-se soldar?

cumprimentos

É mesmo assim, não se mete gasolina no carburador mas sim se liga uma garrafa ligada à entrada do carburador com um tubo.
Quando se "mete" gasolina no carburador sai gasolina por um pequeno furo do colector que um qualquer engº da citroen em dia de descanso se entreteve a fazer.

Cump.
domingos
Bicavalista
Bicavalista

Registado: 08 Fev 2009, 01:00

Mensagempor dyaneforever » 11 Set 2010, 19:43

ok,obrigado Domingos,estou sempre a aprender.tenho de ver a ordem das ligações dos fios da bobine o do distribuidor para ver se ensaio o motor.O Domingos por acaso não me dá uma ajuda na ordem dos fios para eu por o motor a trabalhar,eu não quero fazer asneira.

um abraço e obrigado
dyaneforever
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor eduardo.oliveira » 14 Set 2010, 16:50

dyaneforever Escreveu:ok,obrigado Domingos,estou sempre a aprender.tenho de ver a ordem das ligações dos fios da bobine o do distribuidor para ver se ensaio o motor.O Domingos por acaso não me dá uma ajuda na ordem dos fios para eu por o motor a trabalhar,eu não quero fazer asneira.

um abraço e obrigado

Boa tarde dyaneforever, penso que o poderei ajudar relativamente aos fios da bobine.
O positivo da bobine deverá ser ligado ou directamente à bateria (para efeitos de ensaio tal como é o caso), ou ao positivo da ignição numa situação "normal". O negativo da bobine deverá ser ligado ao fio que sai dos platinados, estes tem a função de comutar o negativo à bobina de forma a termos a ignição das velas no ponto correcto no funcionamento do motor. Os bornes mais largos são para ligar às velas, dado estas explodirem ao mesmo tempo (neste motor não temos distribuidor) poderão ser trocados que não há problema :cheers:

Espero ter ajudado... um abraço dyanista.
Eduardo Oliveira

Dyane Dyanissima 1982
eduardo.oliveira
Bicavalista
Bicavalista

Registado: 02 Jul 2010, 17:51

Mensagempor domingos » 14 Set 2010, 17:21

eduardo.oliveira Escreveu:
dyaneforever Escreveu:ok,obrigado Domingos,estou sempre a aprender.tenho de ver a ordem das ligações dos fios da bobine o do distribuidor para ver se ensaio o motor.O Domingos por acaso não me dá uma ajuda na ordem dos fios para eu por o motor a trabalhar,eu não quero fazer asneira.

um abraço e obrigado

Boa tarde dyaneforever, penso que o poderei ajudar relativamente aos fios da bobine.
O positivo da bobine deverá ser ligado ou directamente à bateria (para efeitos de ensaio tal como é o caso), ou ao positivo da ignição numa situação "normal". O negativo da bobine deverá ser ligado ao fio que sai dos platinados, estes tem a função de comutar o negativo à bobina de forma a termos a ignição das velas no ponto correcto no funcionamento do motor. Os bornes mais largos são para ligar às velas, dado estas explodirem ao mesmo tempo (neste motor não temos distribuidor) poderão ser trocados que não há problema :cheers:

Espero ter ajudado... um abraço dyanista.

Eu não explicava melhor.
Tenho todo o gosto de ajudar naquilo que me fôr possivel - também tenho muitas limitações!
E o mais importante falta-me a experiencia dos verdadeiros gurus!
domingos
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor dyaneforever » 14 Set 2010, 21:34

-Obrigado a ambos pela ajuda,eu realmente abri este tópico porque tenho muitas dúvidas em relação a estas ligações da bobine já que na minha dyane o positivo da bobine esta ligado aos platinados e o negativo à corrente ou seja ao canhão de ignição.Sempre suspeitei que estão trocados,mas como o motor trabalha não quis trocar a ordem,a única coisa que noto é que esta dyane não anda como outras que já tive,será por causa disto?

um abraço e obrigado
dyaneforever
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor domingos » 14 Set 2010, 23:09

dyaneforever Escreveu:-Obrigado a ambos pela ajuda,eu realmente abri este tópico porque tenho muitas dúvidas em relação a estas ligações da bobine já que na minha dyane o positivo da bobine esta ligado aos platinados e o negativo à corrente ou seja ao canhão de ignição.Sempre suspeitei que estão trocados,mas como o motor trabalha não quis trocar a ordem,a única coisa que noto é que esta dyane não anda como outras que já tive,será por causa disto?

um abraço e obrigado

Embora seja da minha area, não consigo afirmar nada quando se trata de autos!
O que eu sei é que quando existem identificadores se devem respeitar os mesmos!
Ao ligar ao contrario modifica-se o sentido da corrente e pode ser que altere a relação entre o mesmo e a posição instantanea dos cilindros.
Tudo isto pode acontecer mas na duvida eu também respeito as identificações!
domingos
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor Neca » 15 Set 2010, 17:43

Para alem de se dever sempre respeitar as indicaçoes do constructor (fabricante) incluindo a polaridade das ligações electricas o facto de trocar os fios na bobine só tem o inconveniente de eventoalmente reduzir a duração das velas pois o constructor (das velas) concebeu-as de maneira a que a faísca salte do electrodo central para o de fora,o que não acontece se trocarmos a tal polaridade
na bobine

SAUDAÇÔES BICAVALISTAS NECA
Neca
Bicavalista
Bicavalista

Registado: 20 Nov 2009, 01:00

Mensagempor eduardo.oliveira » 15 Set 2010, 18:51

Neca Escreveu:Para alem de se dever sempre respeitar as indicaçoes do constructor (fabricante) incluindo a polaridade das ligações electricas o facto de trocar os fios na bobine só tem o inconveniente de eventoalmente reduzir a duração das velas pois o constructor (das velas) concebeu-as de maneira a que a faísca salte do electrodo central para o de fora,o que não acontece se trocarmos a tal polaridade
na bobine

SAUDAÇÔES BICAVALISTAS NECA

Concordo inteiramente em respeitar-se a polaridade de qq elemento que seja ligado no circuito do carro.
No caso de trocarmos a alimentação da bobine, o que vai acontecer é que as espiras da bobine que originam a alta tensão que é necessária para as velas produzirem faísca, vão ser excitadas por um campo electromagnético ao contrário do que o construtor da bobine previu. Como resultado poderíamos ou não ter faísca (caso a bobine estivesse protegida por um diodo - o que não é o caso), ou ter uma faísca de menor intensidade dado a tensão não ser tão alta devido ao campo electromagnético estar contrário ao previsto, ou ainda poderíamos ter atrasos ou avanços no pico de saída o que provocaria atrasar ou adiantar o ponto do motor, tudo depende da forma como a bobina está dimensionada. Concluindo convém mesmo respeitar a polaridade e pode efectivamente alterar o comportamento do motor e até retirar-lhe alguns cavalitos... mas poucos... :lol:
Quanto à duração das velas, os eléctrodos são normalmente (quase sempre) feitos do mesmo metal pelo que não altera a sua duração.
Eduardo Oliveira

Dyane Dyanissima 1982
eduardo.oliveira
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor dyaneforever » 16 Set 2010, 20:31

-Boas amigos,hoje troquei a ordem dos fios da bobine,coloquei segundo a ordem correcta e o motor realmente ficou mais certinho a trabalhar,vamos a ver no final de semana quando fizer uns kilometros como se porta a puxar a sério.

um abraço a todos e obrigado pela ajuda
dyaneforever
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor eduardo.oliveira » 17 Set 2010, 11:59

dyaneforever Escreveu:-Boas amigos,hoje troquei a ordem dos fios da bobine,coloquei segundo a ordem correcta e o motor realmente ficou mais certinho a trabalhar,vamos a ver no final de semana quando fizer uns kilometros como se porta a puxar a sério.

um abraço a todos e obrigado pela ajuda

Ora aí está uma boa notícia... esperemos que se porte à altura do belo motor que é! ;)

Um abraço.
Eduardo Oliveira

Dyane Dyanissima 1982
eduardo.oliveira
Bicavalista
Bicavalista

Voltar para Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes