Direcçao pesada

Direcçao pesada

Mensagempor dyaneforever » 05 Set 2010, 16:18

-Boas a todos,tenho uma dúvida em relação a direcção da minha Dyane que acho pesada,já tive outras Dyanes e não me recordo de ser tão pesada,gostava que alguem me dê alguma dica sobre qual poderá ser a causa disto.

cumprimentos
dyaneforever
Bicavalista
Bicavalista

Registado: 11 Ago 2010, 09:00

Re: Direcçao pesada

Mensagempor francisco goncalves » 06 Set 2010, 13:07

Muito cuidado que uma razão possivel pode ser a de o chassi estar partido,e ao vergar torce a coluna de direcção e ela fica pesada.É urgente ver se o problema está aí pois se a coluna parte o carro o carro fica sem direcção!
Um abraço!

Espírito 2CV
francisco goncalves
Moderador
Moderador

Registado: 08 Fev 2009, 01:00

Mensagempor Ricardo-2cv » 06 Set 2010, 21:24

Pois, é a principal razão, o chassi começa a dar de si e fica pesada!Mas tb pode ser só falta de lubrificação!
"O 2cv é só para quem gosta..."
Cumprimentos bicavalistas
Ricardo-2cv
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor dyaneforever » 06 Set 2010, 21:36

-Boas,obrigado pela ajuda,realmente acho que este chassi já não está 100 %,as portas já estão ligeiramente deslinhadas dos bacalhaus e já não fecham na precisão e a coluna de direcção dá para ver que já não está centrada com o tubo que está fixo a carroçaria daí estar a forçar ligeiramente por estar a roçar no dito tubo.Digam-me por favor como é que se consegue remediar este problema,será que se tem de descarroçar o carro para reparar o chassi ou dá para reparar sem tirar a carroçaria e por quanto ficará uma reparação destas.

cumprimentos e obrigado
dyaneforever
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor Ricardo-2cv » 06 Set 2010, 21:56

Para ficar bem feito terá de tirar tudo e reparar o chassi como deve ser, ou então comprar um novo, que se arranja por 600 ou 700 euros, e é sempre a melhor opção pois vem sem qq empeno!
pode ser reparado e se for como deve ser fica bom tb, agora atamancar não vale a pena!Terá de ser aberto e remendado por dentro!
Ricardo-2cv
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor dyaneforever » 06 Set 2010, 22:07

-Ok Ricardo,obrigado ,vou tentar arranjar aqui no Porto alguem que me faça este trabalho delicado,eu se calhar consigo arranjar um chassi duma acadiane que esta direito,será que da para trocar,a furação de fixar a carroçaria é igual?

um abraço e obrigado
dyaneforever
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor Ricardo-2cv » 06 Set 2010, 22:13

Das ak eram mais curtos, mas acadyane acho que já eram iguais!Se houver diferença é nas longarinas traseiras, que podem ser mais curtas ou mais compridas, mas penso que não!
Ricardo-2cv
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor dyaneforever » 06 Set 2010, 22:32

ok,obrigado Ricardo,vou então ver a melhor forma de resolver isto,até porque assim tenho algum receio de andar com o carro,embora a olho não dá para perceber que o chassi está empenado,não me parece que esteja partido,pela parte de baixo até está bom,ou levou uma chapa nova,podiam era ter reforçado quando lhe meteram a chapa.

cumprimentos e mais uma vez obrigado

Jose Capelas
dyaneforever
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor domingos » 06 Set 2010, 23:19

dyaneforever Escreveu:ok,obrigado Ricardo,vou então ver a melhor forma de resolver isto,até porque assim tenho algum receio de andar com o carro,embora a olho não dá para perceber que o chassi está empenado,não me parece que esteja partido,pela parte de baixo até está bom,ou levou uma chapa nova,podiam era ter reforçado quando lhe meteram a chapa.

cumprimentos e mais uma vez obrigado

Jose Capelas

Se poder arranjar uma coluna de direcção do mehari (tem um cardan!) consegue arranjar, com um bom soldador, uma solução -não definitiva mas rápida- para o peso da referida!
O soldador o que tem a fazer é conseguir , com as duas colunas fazer uma com cardam do tamanho da do 2cv - pois a do mehari é mais curta!
domingos
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor dyaneforever » 07 Set 2010, 20:29

-Obrigado amigo Domingos,por acaso tenho um amigo que na dyane dele meteu um cardan duma direcção dum GS e realmente a direcçã da dyane dele esta bem mais leve.Vou tentar saber quem lhe fez o trabalho para ver se me consegue fazer na minha.

um abraço e obrigado
dyaneforever
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor dyaneforever » 08 Set 2010, 23:38

-Boas amigo Domingos,mais uma vez obrigado pela dica e se souber onde consigo arranjar a coluna de direcção dum Mehari para desenrrascar e por em prática a sua dica agradecia.

um abraço e obrigado
dyaneforever
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor domingos » 09 Set 2010, 00:40

dyaneforever Escreveu:-Boas amigo Domingos,mais uma vez obrigado pela dica e se souber onde consigo arranjar a coluna de direcção dum Mehari para desenrrascar e por em prática a sua dica agradecia.

um abraço e obrigado

Tem um bom fornecedor
Vá a um ferro velho e arranje uma coluna de direcção de um carro qualquer que tenha cardan e de seguida arranje um bom torneiro mecânico e um bom soldador...o mais importante é deixar o mais próximo possível da junção da coluna com a caixa de direcção... o cardam e manter o comprimento inicial da coluna (muito importante mesmo senão não dá para acertar na tranca da direcção.

Boa sorte
Os R5 e super cinco ou mesmo as R4 tem cardan mesmo à maneira!
domingos
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor argelino » 09 Set 2010, 11:41

se a coluna for igual á dos 2cv, que penso que é, a tranca é ajustavel, pelos 2 parafusos umbrako.
Abç
argelino
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor dyaneforever » 18 Set 2010, 09:47

-Boas a todos,estou com uma dúvida em relação a como desaperto os dois parafusos que fixam o tubo da coluna de direcção a carroçaria,são os 2 parafusos do suporte de baixo.Francamente não estou a ver como é que vou desenroscar os parafusos,do lado exterior o lado da cabeça do parafuso estes ficam encaixados no suporte,sem dar espaço para desapertar,do outro lado ,na parte traseira tem uns casquilhos que restão roscados no parafuso que não sei como se desenrosca aquilo.

obrigado e cumprimentos a todos.
dyaneforever
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor domingos » 18 Set 2010, 13:15

dyaneforever Escreveu:-Boas a todos,estou com uma dúvida em relação a como desaperto os dois parafusos que fixam o tubo da coluna de direcção a carroçaria,são os 2 parafusos do suporte de baixo.Francamente não estou a ver como é que vou desenroscar os parafusos,do lado exterior o lado da cabeça do parafuso estes ficam encaixados no suporte,sem dar espaço para desapertar,do outro lado ,na parte traseira tem uns casquilhos que restão roscados no parafuso que não sei como se desenrosca aquilo.

obrigado e cumprimentos a todos.

Se bem me lembro não são dois parafusos, é uma peça em "U" com as pontas roscadas que são apertadas pelos tais "casquilhos" - (essas sim as porcas!)-(parecem casquilhos pois são porcas pré reguladas para serem apertadas até uma dada pressão, chegando à mesma a cabeça parte e cai-serve também como sêlo de inviolabilidade)
No meu caso, cortei da parte de fora-virada para os bancos-a peça em "U" e depois lá a retirei e ao reapertar tive de fazer uma peça em "U" em varão roscado, (varão roscado de 6mm-rosca de M6 com porcas sextavadas de M6 e anilhas de 6mm) ficou ***** e a peça em "U" é chamada comumente de "braçadeira".
domingos
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor dyaneforever » 18 Set 2010, 21:45

-Boa noite amigo Domingos,antes de tudo o meu obrigado por mais uma pronta explicação e preciosa ajuda a minha questão.Relativamente a dita dúvida sobre o suporte da direcção,realmente na minha Dyane são dois parafusos que apertam o dito suporte a carroçaria,vou ter de lhe desfazer a cabeça com uma broca e arranjar outros ,com uns parafusos novos resolvo o problema.A minha dúvida é se ainda se consegue arranjar as ditas femeas que falou que ao apertar a determinada pressão se parte a cabeça,senão terei de arranjar outras com uns parafusos mais compridos resolvo a questão.

Um abraço e obrigado
dyaneforever
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor domingos » 19 Set 2010, 00:35

dyaneforever Escreveu:-Boa noite amigo Domingos,antes de tudo o meu obrigado por mais uma pronta explicação e preciosa ajuda a minha questão.Relativamente a dita dúvida sobre o suporte da direcção,realmente na minha Dyane são dois parafusos que apertam o dito suporte a carroçaria,vou ter de lhe desfazer a cabeça com uma broca e arranjar outros ,com uns parafusos novos resolvo o problema.A minha dúvida é se ainda se consegue arranjar as ditas femeas que falou que ao apertar a determinada pressão se parte a cabeça,senão terei de arranjar outras com uns parafusos mais compridos resolvo a questão.

Um abraço e obrigado

Pois, eu nem me apercebi de que era uma Dyane e podia ser de outra forma.
E de embalado dei a explicação do 2cv!
Bem agora quanto aos parafusos tem várias hipoteses:
Vai procurar na Citroen
Vai procurar aos nossos revendedores de material
Alguem dos nossos "expertes" tem alguns ou sabe onde arranjar
Vai a uma casa especializada de parafusos e porcas e explica que quer parafusos "fusiveis ou sêlos"
Por ultimo um bom parafuso de boa qualidade apertado a uma força lógica faz a diferença.
Boa sorte e conte como resolveu!
domingos
Bicavalista
Bicavalista

Voltar para Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante