Oleo Sintético

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Mensagempor RuiViana » 09 Nov 2009, 02:21

Ter 28 Abr 2009 - 0:08

Alguém me sabe explicar porque razão o Club Cassis proibe o uso de óleo sintético nos motores vendidos e recondicionados por eles?

É que de facto eu sei porque não se deve passar a usar o sintético em motores com 100.000 kms ou mais, mas num motor onde tudo é recondicionado ou substituido por novo...
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Re: Oleo Sintético

Mensagempor Hugo2CV » 09 Nov 2009, 02:22

Dom 3 Maio 2009 - 12:48

Tudo é novo mas a bomba de óleo deve continuar a mesma, ou não? A explicação que me foi dada é que a bomba tem dificuldade em "puxar" o óleo sintético, só deve ser usado óleo mineral. No meu caso posso confirmar que com o óleo mineral 20W50 o carro mantém o nível de óleo, quando usei sintético este tinha tendência a "desaparecer"...
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Re: Oleo Sintético

Mensagempor RuiViana » 09 Nov 2009, 02:25

Ter 5 Maio 2009 - 22:31

Hugo2CV Escreveu:Tudo é novo mas a bomba de óleo deve continuar a mesma, ou não? A explicação que me foi dada é que a bomba tem dificuldade em "puxar" o óleo sintético, só deve ser usado óleo mineral. No meu caso posso confirmar que com o óleo mineral 20W50 o carro mantém o nível de óleo, quando usei sintético este tinha tendência a "desaparecer"...


De facto, a pressão da bomba pode ser uma razão, mas o consumo num motor totalmente recondicionado não me parece que seja o problema.

ATENÇÃO: Não se pode passar a utilizar oleo sintético num motor que tenha mais de 80.000 kms e que tenha sempre usado oleo mineral, porque este tem nos cilindros uma parede de carvão que já está fazer de parede e que ao passar para o sintético, os detergentes contidos neste vão lavar essas paredes criando folgas nos cilindros e levando ao consumo de oleo.
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Re: Oleo Sintético

Mensagempor Hugo2CV » 09 Nov 2009, 02:27

Qua 6 Maio 2009 - 15:20

Ainda faltam 2000 para os 80.000km :)
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Re: Oleo Sintético

Mensagempor RuiViana » 09 Nov 2009, 02:30

:lol!:
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Re: Oleo Sintético

Mensagempor Sérgio Marques » 09 Nov 2009, 02:31

Qua 6 Maio 2009 - 22:38

RuiViana Escreveu::lol!:


A não utilização de óleos sintéticos nos motores 2cv deve-se apenas a uma coisa. Os motores 2cv têm uma mecânica própria, orificios e tubagens de lubrificação preparadas para trabalhar com óleos mais grossos, as propriedades dos óleos sintéticos são bastante finas e acabam por não lubrificar essas zonas, mas sim fazer um efeito contrário, "lavá-las".

Utilizem óleo mineral, os motores 2cv agradecem.
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Re: Oleo Sintético

Mensagempor Kainite » 08 Jul 2010, 15:01

Boas! Queria que me esclarecessem uma duvida!

Adquiri a minha querida menina à muito pouco tempo e de mecânica não percebo nada! Mas com base na experiência que tenho tido com a minha mota antiga que é uma BMW R71 com um motor muito parecido ao da Dyane (no caso da minha de 1983) em termos de mecânica, pois tanto a mota como o carro, usam motor boxer (mota 750cc 24hp, Dyane 602cc 36hp), sempre usei na mota oleo mineral 20/30w e nada mais, pois toda a tecnologia "antiga" não está preparada para usar oleo sintético e desgasta o motor, tubos, etc, assim como a refrigeração é menos eficaz (uma componente muito importante), assim pergunto se devo utilizar oleo mineral 20/30w ou 20/50w?

Obrigado!
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Re: Oleo Sintético

Mensagempor João Ferreira » 08 Jul 2010, 21:48

Boa noite Kainite,

Eu pessoalmente uso óleo mineral 20/50W.

Quando puderes faz uma apresentação tua no tópico correspondente.


Saudações. João
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Re: Oleo Sintético

Mensagempor Joao Goncalves » 09 Jul 2010, 17:42

Na minha opinião deve usar 15W40......... Mineral claro !
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Re: Oleo Sintético

Mensagempor domingos » 10 Jul 2010, 13:20

Joao Goncalves Escreveu:Na minha opinião deve usar 15W40......... Mineral claro !




Boas
Oleo Mineral só 15w40

Aqui vai link de lubrificantes TOTAL/ELF

http://www.total.pt/pt/ptcorporate.nsf/ ... B00309A9B&

Contém explicações
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Re: Oleo Sintético

Mensagempor daniel melo » 10 Jul 2010, 15:50

O uso de oleos sinteticos em 2 cv é para, ESCARROLAR....(ASSIM SE DIZ NA MINHA TERRA)
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O 2 CV não é um carro, mas uma filosofia de vida!
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Re: Oleo Sintético

Mensagempor João Ferreira » 10 Jul 2010, 16:26

Joao Goncalves Escreveu:Na minha opinião deve usar 15W40......... Mineral claro !


É isso, tens toda a razão! 15W 40, pois claro, onde é que eu andava com a cabeça? :shock:
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Re: Oleo Sintético

Mensagempor João Ferreira » 10 Jul 2010, 16:27

daniel melo Escreveu:O uso de oleos sinteticos em 2 cv é para, ESCARROLAR....(ASSIM SE DIZ NA MINHA TERRA)


Daniel,

Escarrolar??? Tens que proceder à explicação...
:study:
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Re: Oleo Sintético

Mensagempor daniel melo » 10 Jul 2010, 19:09

João Ferreira Escreveu:
daniel melo Escreveu:O uso de oleos sinteticos em 2 cv é para, ESCARROLAR....(ASSIM SE DIZ NA MINHA TERRA)


Daniel,

Escarrolar??? Tens que proceder à explicação...
:study:


:) :) Eu ja sabia que viria o "pedido de tradução"...Significa: dar cabo, quebrar, desintegrar as peças.. :D :D
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Re: Oleo Sintético

Mensagempor João Ferreira » 12 Jul 2010, 22:35

daniel melo Escreveu: :) :) Eu ja sabia que viria o "pedido de tradução"...Significa: dar cabo, quebrar, desintegrar as peças.. :D :D



:D :D esclarecidíssimo!
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Re: Oleo Sintético

Mensagempor Ricardo-2cv » 18 Jul 2010, 23:00

Boas, a citroen mandava 15w40...penso ser o ideal.
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Re: Oleo Sintético

Mensagempor M4681BP » 19 Jul 2010, 22:09

Ainda mais, os oleos sinteticos arruinan todas as peças de borracha dos motores 2cv, pois o seu desenho nao es para oleo sintetico.
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Re: Oleo Sintético

Mensagempor RuiViana » 20 Jul 2010, 00:35

Lamento vir desmontar as vossas opiniões mas o meu motor (Que eu chamo de XPTO) leva quase 10.000 kms (sempre no prego) com oleo sintetico e continua impecável. Será por o oleo ser marca Continente (logo não presta como sintético -lol)?
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Re: Oleo Sintético

Mensagempor ANelas » 20 Jul 2010, 00:47

Há alguns anos atrás reconstrui um motor 602 e passei a usar o então novíssimo óleo sintético MOBIL 1. Fez cerca de uns 30 a 40 mil Kms, a posição do acelerador sempre foi a mesma: "pé cravado"... e o motor sempre resistiu a tudo. Após ter vendido o carro, neste caso específico uma Dyane Nazaré, ainda o vi por várias vezes, com o novo proprietário sempre a fazer elogiosos comentários ao motor. Portanto...

Resumindo, o que é preciso é que a manutenção seja efectuada atempadamente!

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Re: Oleo Sintético

Mensagempor domingos » 20 Jul 2010, 13:58

ANelas Escreveu:Há alguns anos atrás reconstrui um motor 602 e passei a usar o então novíssimo óleo sintético MOBIL 1. Fez cerca de uns 30 a 40 mil Kms, a posição do acelerador sempre foi a mesma: "pé cravado"... e o motor sempre resistiu a tudo. Após ter vendido o carro, neste caso específico uma Dyane Nazaré, ainda o vi por várias vezes, com o novo proprietário sempre a fazer elogiosos comentários ao motor. Portanto...

Resumindo, o que é preciso é que a manutenção seja efectuada atempadamente!

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E se possivel uma boa (a melhor e mais completa!) lavagem com oleo fino de máquinas ferramentas sempre sob controle apertado em ofiicina para que os residuos criados por um tipo de oleo não sejam lavados pelo outro e assim, possam entupir algum trecho ds tubagem de lubrificação.
Com motores totalmente desmontados então essa lavagem estará muito facilitada e o seu exito assegurado.
Os primeiros kilometros deverão, como qualquer grande operação, ser realizados sob controle, do funcionamento do motor, muito apertado.
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Re: Oleo Sintético

Mensagempor Sérgio Marques » 20 Jul 2010, 16:14

Acredito que até com óleo de fritar batatas o motor do 2cv trabalhe!, pois este motor bicilindrico aguenta quase...tudo, Agora uma coisa vos digo, usando óleo sintético neste motor, a sua performance vai ser inferior e o seu desgaste muito mais acentuado, mais tarde ou mais cedo a cambota até pode gripar, e lá se foi...e nessa altura se pensarmos até vamos chegar a uma conclusão...

Eu uso 15/40, sigo a "lei" da experiência e até agora 5*

Abraço a todos,
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Re: Oleo Sintético

Mensagempor Ricardo-2cv » 22 Jul 2010, 15:59

Boas, um óleo sintético têm obrigação de lubrificar melhor o motor, mas pode é não ser sufeciente para preencher algumas quotas (folgas) que possa ter.Agora será que a melhor lubrificação do óleo não compensa o resto? eu tb não o uso mas já que estamos a discutir este assunto!
O que já usei foi um 10/40.
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Re: Oleo Sintético

Mensagempor Joao Goncalves » 27 Jul 2010, 17:40

Eu uso 15w40 e sempre com muito sucesso , tanto de prestações como de durabilidade ... lagarto . lagarto . lagarto !
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Re: Oleo Sintético

Mensagempor eduardo.oliveira » 16 Set 2010, 11:25

Tenho lido bastante sobre tema pois sempre tive (e ainda tenho...) dúvidas... o que conclui foi que acima de tudo nunca se deve utilizar um óleo nos nosso motores com graduação fria inferior a 15 (W-Winter), ou seja o óleo deverá ser sempre pelo menos 15W xx, e nunca 10W xx e muito menos 5 ou 0W xxx!!!!!

Se quisermos respeitar o que recomenda o fabricante o SAE do óleo deverá ser de 15W40.

No entanto, já para aí há 15 anos que utilizo na máquina 15W 50, começou na altura por ser o GALP Formula 1 e, quando este desapareceu do mercado com esta graduação, passei a usar o CASTROL GTX 15W 50. Nunca tive qq problema e a máquina para além de não mostrar sinais de cansaço, não consome óleo nenhum... (eu tb mudo de óleo uma vez por ano e este nunca passa dos 2.000 Km :) )

A minha dúvida reside precisamente aqui e pedia a vossa opinião, devo mudar para um 15W40 como é recomendado ou posso continuar descansado com o 15W50?
Eduardo Oliveira

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Re: Oleo Sintético

Mensagempor domingos » 16 Set 2010, 20:10

eduardo.oliveira Escreveu:Tenho lido bastante sobre tema pois sempre tive (e ainda tenho...) dúvidas... o que conclui foi que acima de tudo nunca se deve utilizar um óleo nos nosso motores com graduação fria inferior a 15 (W-Winter), ou seja o óleo deverá ser sempre pelo menos 15W xx, e nunca 10W xx e muito menos 5 ou 0W xxx!!!!!

Se quisermos respeitar o que recomenda o fabricante o SAE do óleo deverá ser de 15W40.

No entanto, já para aí há 15 anos que utilizo na máquina 15W 50, começou na altura por ser o GALP Formula 1 e, quando este desapareceu do mercado com esta graduação, passei a usar o CASTROL GTX 15W 50. Nunca tive qq problema e a máquina para além de não mostrar sinais de cansaço, não consome óleo nenhum... (eu tb mudo de óleo uma vez por ano e este nunca passa dos 2.000 Km :) )

A minha dúvida reside precisamente aqui e pedia a vossa opinião, devo mudar para um 15W40 como é recomendado ou posso continuar descansado com o 15W50?


Como noutro topico se achava dever-se respeitar os identificadores, aqui à falta de mais certezas (não dando ouvidos à voz da experiencia) devemos ficar pelo que os manuais rezam - oleo mineral 15w40 - a propria referencia 15w40 já identifica o tipo de oleo.
A Citroen aconselha oleo mineral e o oleo mineral é 15w40!

Agora dando ouvidos à voz da experiencia, cá estamos para a escutar.
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