Pop Cross - presente e futuro

Re: Pop Cross - presente e futuro

Mensagempor Sérgio Marques » 10 Nov 2009, 10:53

Qua 6 Maio 2009 - 22:28

RuiViana Escreveu:Pois é, parece que vamos ter trabalho extra no carro do Noddy. O meu Diogo ficou muito triste com a panne do 2cv do Sérgio. Ele estava a torcer pelo Sérgio a meio da Gincana. Já tem um fã.

Pois é Rui!

o carro do Noddy deixou-me a pensar muito, afinal o que parecia uma gincana para dar espectáculo, acabou para mim, por ser uma dor de cabeça. :confused:

O que se passou foi o seguinte:
o motor que estou a utilizar neste carro é muito fiável e nada me levava aquilo que aconteceu, "calou-se" quando tive de carregar na embraiagem para meter a marcha trás e a partir dai tudo indicava que tinha agarrado, os seus sintomas levavam-me a essa análise assim como ao mecânico (e não é caixa). O que é certo é que este motor já tinha rodado cerca de 1000km`s na minha Dyane, fez os últimos encontros no: Algarve, fez Portel, fez Marinha Grande e fez Batalha. No entanto passei o fim de semana do revival com "um peso na consciência", afinal teria sido eu que não apertei bem a ventoínha e ela deixou de fazer a refrigeração do carro?!?, uma vez que ela estava completamente solta quando abri o capot.
Quando vocês iniciavam o passeio matinal de Domingo, o Sérgio apontava em direcção a Santarém, porque tinha de deixar bem claro na cabeça o que tinha acontecido e como tinha acontecido isto, antes de começar uma nova semana. E assim foi, almocei, descansei um pouco e em 2 horas tinha o carter aberto e o motor às peças, análise daqui, análise dali, chegou o meu sogro e começou a avaliar onde poderia estar o problema, o que é certo é que o motor não "agarrou" nem tem qualquer outro sinal que nos leve a avaliar um possível problema, apenas os parafusos do volante do motor estavam um pouco aliviados e mais nada. O meu sogro disse-me que em 50 anos de experiência mecânica em 2cv, nunca isto lhe tinha acontecido em mãos. Possivelmente vou substituir a árvore e remontar tudo novamente a partir desta 6ª à noite e conto no Domingo fazer um ensaio em terra. Logo vos conto. Não acredito em bruxas, mas que as há, há! :face:
Sérgio Marques
Sérgio Marques
Bicavalista
Bicavalista

Registado: 17 Mar 2009, 01:00

Mensagempor Hugo2CV » 10 Nov 2009, 10:57

Qua 6 Maio 2009 - 23:33

Sérgio Marques Escreveu:Obrigado pelo elogio,
quanto aos pneus, eles são uns CAMAC 135r15 com um piso FEDIMA, são uns excelentes pneus para este tipo de "actividade", têm uma lona bastante rija e aguentam muito. Este piso é bastante agressivo e deve ser utilizado em condições apropriadas ao efeito.

:cheers: boa boa :cheers:
Hugo2CV
Bicavalista
Bicavalista

Registado: 12 Mar 2009, 01:00

Mensagempor RuiViana » 10 Nov 2009, 10:59

Qui 7 Maio 2009 - 0:34

Estava a pensar neste assunto e pensei que pudesse ser o rolamento da embraiagem que se tivesse encavalitado e encravado. Mas se a ventoinha estava solta, não há coincidencias. Acredito que tem alguma coisa ver com ela. Será que agarrou alguma coisa com o aquecimento e ao arrefecer descolou sem deixar marca?
RuiViana
Bicavalista
Bicavalista

Registado: 06 Fev 2009, 01:00

Mensagempor pedrax » 10 Nov 2009, 11:02

Qui 7 Maio 2009 - 21:52

Sérgio Marques Escreveu:minha base foi um 2cv de cross que o meu sogro utilizou em provas, quando tinha o patrocínio da Rical.

olá....e fotos do sogro não há? como se chamava?.....para eu consultar os meus compendios de pop cross a ver se tenho alguma foto onde apareça ele...! e já agora pra ver se o meu pai conhece porque tambem correu!!
abraço
pedrax
Bicavalista
Bicavalista

Registado: 07 Mai 2009, 01:00

Mensagempor argelino » 10 Nov 2009, 11:05

Qua 13 Maio 2009 - 22:19

Olá,
gostei desse carro, meus parabens!
estou a restaurar um 2cv para raids.
tenho uns camac e gostei desse piso da FEDIMA, kal a recauchutagem? A SEIÇA não tem a medida 135, soh 125. obg
argelino
Bicavalista
Bicavalista

Registado: 08 Fev 2009, 01:00

Mensagempor Sérgio Marques » 10 Nov 2009, 11:06

Qui 4 Jun 2009 - 14:03

pedrax Escreveu:olá....e fotos do sogro não há? como se chamava?.....para eu consultar os meus compendios de pop cross a ver se tenho alguma foto onde apareça ele...! e já agora pra ver se o meu pai conhece porque tambem correu!!
abraço

Então aqui ficam umas fotos, em grande estilo de Graça Menino:

Imagem

Imagem
Sérgio Marques
Sérgio Marques
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor pedrax » 10 Nov 2009, 11:08

Sab 6 Jun 2009 - 16:55

Fabuloso!!! Tenho revistas e fotos onde ele aparece!!!Continua a postar fotos dele por favor...eu vou faze-lo!!

Sabes o ano desta foto? é que tou a fazer réplicas dos carros de 77 mas a maior parte das fotos que etenho sao a preto e branco por isso não sei as cores...e fazia já a do teu sogro!!!

Imagem
pedrax
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor joss » 10 Nov 2009, 11:11

Seg 8 Jun 2009 - 6:28

pedrax Escreveu:Fabuloso!!! Tenho revistas e fotos onde ele aparece!!!Continua a postar fotos dele por favor...eu vou faze-lo!!

Sabes o ano desta foto? é que tou a fazer réplicas dos carros de 77 mas a maior parte das fotos que etenho sao a preto e branco por isso não sei as cores...e fazia já a do teu sogro!!!

Imagem

É bem interessante, esta rúbrica; porque faz justiça histórica a parte importante da vida dos 2cv lusos, porque fala nas pessoas que ajudaram ao sucesso e dinamização do modelo aqui pela nossa terra, porque apesar de parente pobre do automobilismo português, foca-se no nicho que é a nossa paixão, os 2cv.

Parabéns pela criação destes modelos à escala. Já agora, Pedrax, qual a base para estes modelos? (Concretamente os dyanes, não são fáceis de arranjar)
joss
Bicavalista
Bicavalista

Registado: 17 Fev 2009, 01:00

Mensagempor RuiViana » 10 Nov 2009, 11:17

Seg 8 Jun 2009 - 8:19

pedrax Escreveu:é que tou a fazer réplicas dos carros de 77 mas a maior parte das fotos que etenho sao a preto e branco por isso não sei as cores...e fazia já a do teu sogro!!!

Imagem

Eu deixo aqui um desafio ao Pedrax (e aos outros) para fazer fotos destas miniaturas magnificas e apresentá-las na secção de modelismo com a explicação do que representam e talvez alguma pequena história, quer dos detalhes do seu trabalho de construção, quer mesmo do modelo original.
RuiViana
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor Sérgio Marques » 10 Nov 2009, 11:19

Seg 8 Jun 2009 - 13:36

pedrax Escreveu:Fabuloso!!! Tenho revistas e fotos onde ele aparece!!!Continua a postar fotos dele por favor...eu vou faze-lo!!

Olá pedrax, o carro azul e amarelo que coloquei anteriormente é de 77/78 e este que coloco agora é de 79.
Essa tua criação das réplicas é magnifica...parabéns por essa iniciativa.
E vamos continuar a colocar aqui mais fotos... :lol!:

Imagem
Sérgio Marques
Sérgio Marques
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor argelino » 10 Nov 2009, 11:22

Qua 10 Jun 2009 - 22:37

olá,
alguma dica sobre os Fedima?
argelino
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor Paulo Torres » 10 Nov 2009, 11:23

Qui 11 Jun 2009 - 11:07

Olá

Ontem ao folhear a revista PLANÈTE 2CV nº 74 vi na página 58 um 2 CV - Cross à venda por 2.500€.

O que me chamou a atenção neste anúncio, foram as cores do carro. O capô é a nossa Bandeira Nacional em que o verde está reproduzido num metalizado lindissimo.

Vou digitalizar para postar aqui.

Abraços

Paulo
Paulo Torres
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor Paulo Torres » 10 Nov 2009, 11:25

Qui 11 Jun 2009 - 12:05

Já agora uma pergunta aos entendidos

Será mais um 2 CV nacional perdido para os franceses ou uma homenagem dos franceses ao Pop Cross nacional?

Imagem

Abraços

Paulo
Paulo Torres
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor RuiViana » 10 Nov 2009, 11:27

Qui 11 Jun 2009 - 21:11

Paulo Torres Escreveu:Já agora uma pergunta aos entendidos

Será mais um 2 CV nacional perdido para os franceses ou uma homenagem dos franceses ao Pop Cross nacional?

Será de algum emigrante? Não creio que o Pop Cross em Portugal fosse uma referencia na Europa, uma vez que os franceses também tinham este tipo de provas.

Já agora, algum dos membros sabe se o nome Pop Cross era exclusivo em Portugal ou se havia o mesmo nome em outros países?
RuiViana
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor RuiViana » 10 Nov 2009, 11:29

Sex 12 Jun 2009 - 14:38

olá! pop cross era o nome usado em portugal e espanha...em frança e nos restantes paises era 2cv cross! quanto ao carro deve ser de um emigrante...e olhem que os franceses sabiam muito bem quem eram os pop crossistas portugueses,já que tambem levaram no "pelo" algumas vezes! por exemplo: o José Gomes liderou a final internacional na Austria em 77 com grande avanço durante 8 voltas até que gripou o motor, o Mira Amaral foi campeão Ibérico com um 425cc, o Inverno Amaral tambem passeou a sua classe por essas pistas europeias...e muitos mais deram nas vistas! mais tarde meto a classificação do trofeu internacional de 77 e vão ver que figuram muitos tugas!
Agora....o que é o fedima?
Rui: como és administrador e existem 2 tópicos de pop cross, podia-se fazer um para o pop dos anos 70 e outro para o actual....o que achas?

Imagem
França,Holanda etc.

Imagem
Portugal

Imagem
Espanha
RuiViana
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor Sérgio Marques » 10 Nov 2009, 11:34

Sex 12 Jun 2009 - 15:14

argelino Escreveu:olá,
alguma dica sobre os Fedima?

Olá, tive a informação que este tipo de piso já não é feito actualmente pela recauchutagem FEDIMA, no entanto, existem outros tipos. Tenta procurar uma casa de pneus com alguma dimensão e vê a possibilidade que eles têm. Ás vezes quando estamos a obter este tipo de informação é importante ir directamente aos locais, porque pela internet muitas vezes não temos a informação na totalidade, e pode sempre haver uma boa alternativa de piso. Como tenho de fazer uma nova recauchutagem, mas mais leve, assim que obtiver alguma informação coloco aqui.
Sérgio Marques
Sérgio Marques
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor Admin » 10 Nov 2009, 11:35

Sab 13 Jun 2009 - 0:43

pedrax Escreveu:Rui: como és administrador e existem 2 tópicos de pop cross, podia-se fazer um para o pop dos anos 70 e outro para o actual....o que achas?

Sugestão aceite! Assim, este tópico fica para o "Pop Cross - presente e futuro" e o outro fica para o "Pop Cross - recordações do passado".

Poderiamos simplesmente começar novos tópicos, mas penso que não devemos perder o fio condutor do que já foi escrito em ambos os tópicos.
Admin
Administrador
Administrador

Registado: 05 Fev 2009, 23:26

Mensagempor pedrax » 10 Nov 2009, 11:36

Sex 19 Jun 2009 - 22:29

Sérgio o teu sogro em 77 era o num. 102! tenho listas de incritos e classificações, e posso-te dizer que ele e o meu pai andavam muito juntos! mais tarde meto material no outro tópico do pop cross! se puderes meter umas fotos dele com o num. 102 era muito bom...para fazer uma réplica em nminiatura!!!obrigado....abraço

Imagem

aqui está ele em 26º e o meu pai em 24º
pedrax
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor RuiViana » 10 Nov 2009, 11:38

Sex 19 Jun 2009 - 22:58

RuiViana Escreveu:
pedrax Escreveu:é que tou a fazer réplicas dos carros de 77 mas a maior parte das fotos que etenho sao a preto e branco por isso não sei as cores...e fazia já a do teu sogro!!!

Imagem

Eu deixo aqui um desafio ao Pedrax (e aos outros) para fazer fotos destas miniaturas magnificas e apresentá-las na secção de modelismo com a explicação do que representam e talvez alguma pequena história, quer dos detalhes do seu trabalho de construção, quer mesmo do modelo original.

Peço desculpa de estar a ser chato, mas gostava mesmo de ver estas peças na secção de modelismo!
RuiViana
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor RuiViana » 10 Nov 2009, 11:42

Sex 19 Jun 2009 - 23:07

pedrax Escreveu:Imagem

Que engraçado! Tanta gente minha conhecida! Uns que conheço desde pequeno e nem sabia que tinham andado no Pop Cross (como o Alcino Ferreira - Cinoco, o Pedro Meireles, o Rui Lages, ou o Rufino Fontes - que esteve connosco no passado fds na bancada VIP do Autódromo), outros que conheço mais recentemente, como o Seara Cardoso, o Graça Menino, o Carlos Adriano, etc.
RuiViana
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor Sérgio Marques » 10 Nov 2009, 11:46

Qui 25 Jun 2009 - 21:46

Olá Pedrax, então aqui fica uma foto do 102 do Graça Menino, é mesmo a única que temos e foi o carro de estreia. Um Abraço

Imagem
Sérgio Marques
Sérgio Marques
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor pedrax » 10 Nov 2009, 11:47

Sex 26 Jun 2009 - 21:04

Sérgio...muito obrigado!Agora diz-me....essa côr é amarela certo?e a risca de lado e no capôt?
Tou com tudo pronto pra iniciar essa miniatura!!
Abraço
pedrax
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor Sérgio Marques » 10 Nov 2009, 11:50

Ter 30 Jun 2009 - 21:39

pedrax Escreveu:Sérgio...muito obrigado!Agora diz-me....essa côr é amarela certo?e a risca de lado e no capôt?
Tou com tudo pronto pra iniciar essa miniatura!!
Abraço

Olá, o carro era totalmente amarelo e não tinha qualquer faixa escura lateral, isso era um patrocínio da organização, no capot apenas estava o símbolo do Pop Cross e da Eurocasion, como era o primeiro carro, a decoração ainda não estava pensada :scratch:
Sérgio Marques
Sérgio Marques
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor pedrax » 10 Nov 2009, 11:51

Sab 4 Jul 2009 - 17:59

olá! Sérgio espero que não me aches um xato....! :D olha aí o teu sogro no porto em 77 de 2cv amarelo e risca no lado (Só preciso saber a cor dela....preto? vermelho?)
A partir de agora vou meter o que tenho no outro tópico do pop cross, já que esta imagem corresponde ao passado!

Imagem
pedrax
Bicavalista
Bicavalista

Mensagempor Sérgio Marques » 10 Nov 2009, 11:52

Qui 9 Jul 2009 - 22:14

Olá Pedro, tás à vontade...para falar disto podiamos estar a falar um século :cheers:
Realmente eu falei novamente com o Graça Menino e ele não se recorda mesmo dessa faixa, no entanto e após termos visto mais em pormenor e detalhe, realmente existe um contorno azul por cima da porta que vai até ao fim do guarda-lama trazeiro. Considera isso na tua miniatura.

Um grande abraço, e espero que nos possamos conhecer em Outubro na demonstração de Pop Cross que estou a organizar na pista de Autocross de Mação.
Sérgio Marques
Sérgio Marques
Bicavalista
Bicavalista

AnteriorPróximo

Voltar para Competição 2Cv e Derivados

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante