RuiViana Escreveu:Do nosso socio Renato Luis recebemos a seguinte questão:
"Boas,
Estou a escrever no vosso site, pois pretendo colocar uma cadeira no 2cv de bébe (tem 3 anos).
Como faze-lo, que tipo de cadeira usar, é legal efectua-lo num carro antigo.
Cumprimentos
Renato Luís"
Olá Renato!
Dentro dos meus parcos conhecimentos, creio que a lei diz que as viaturas anteriores a Abril de 1990 não são obrigadas a terem cintos de segurança nos bancos de trás. Contudo também não poderão transportar crianças (dentros dos parametros em que as obrigam a usar cadeiras).
Uma das soluções será aplicar cintos de segurança no banco de trás.
Contudo e caso não os tenha, creio que se amarrar sólidamente uma cadeira que tenha cintos próprios ás costas do banco do carro através de cintas daquelas que se usam para amarrar as malas de viagem (e que se encontram á venda em qualquer supermercado) acredito que nenhum policia o irá multar por isso.
No caso do meu carro, eu coloquei cintos (de cintura - iguais aos originais no ultimo ano de fabrico) mas na cadeira do meu filho que tem agora 5 anos, amarreia com essas cintas ás costas do banco e coloco-lhe os cintos da cadeira. Depois coloco ainda o cinto do carro, embora este não sirva para nada pois a verdadeira segurança do meu filho está nos cintos da cadeira e nas cintas que a amarram ás costas do banco.